Tártaro – Veja como eliminar com tratamento caseiro


O tártaro é uma placa bacteriana que se acumula e endurece na superfície dos dentes. Pode surgir por causa de resíduos de alimentos, principalmente açúcares e carboidratos, e higienização inadequada. 

Além de uma higienização correta com escovação e uso do fio dental sempre após as refeiçõesa placa deve ser removida através de limpeza ou raspagem com um dentista. Além desse tratamento convencional, alguns tratamentos caseiros também podem ajudar na diminuição do tártaro. As receitas caseiras devem incluir produtos abrasivos como o bicarbonato e produtos com ação bactericida. 

  1. Limão e bicarbonato

Uma solução de limão e bicarbonato pode ajudar na redução do tártaro por ser uma solução abrasiva promovendo uma esfoliação nos dentes retirando micropartículas de tártaro. Isso ajuda a inibir a proliferação bacteriana. Porém, essa técnica deve ser temporária e por pouco tempo, pois essa técnica abrasiva pode causar uma porosidade nos dentes que podem aumentar as chances de formação de novas placas. 

Outra forma é enxaguar a boca com essa mistura de limão e bicarbonato. Para a receita, coloque 1 colher de sopa do bicarbonato em 1 copo de água com suco de 1 limão. 


  1. Aloe vera

Usar um gel de aloe vera também ajuda a combater o tártaro. Para a receita, use 1 colher de chá do gel de aloe vera1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio4 colheres de chá de glicerina vegetal e algumas gotas de óleo essencial de limãoEscove os dentes com essa mistura 1 vez ao dia. 

  1. Creme dental caseiro

Um creme dental caseiro também pode ajudar na remoção de tártaro. Para a receitamisture 1/2 xícara de chá óleo de coco2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture tudo e escove os dentes de 1 a 2 vezes ao dia. 

Recomendações 

Não remova o tártaro com objetos pontiagudos como palitos, pois pode ferir a gengiva. 

As receitas caseiras são para uso temporário. Para combater o tártaro de forma mais eficaz, procure um dentista.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!