Cistos no ovário – Sintomas


Atualmente, muitas mulheres estão sofrendo com cistos no ovário , o com a síndrome do ovário policístico seja, existe uma grande quantidade de cistos nos ovários, onde costumam ser inofensivos e de diferentes formas. Esses cistos na realidade são pequenos sacos com líquidos que estão localizados dentro ou na superfície dos ovários e a principal causa para o problema é o descontrole hormonal. 

Os cistos no ovário se desenvolvem em qualquer idade durante os anos reprodutivos. 

Mesmo que não sejam um problema grave de saúde, é sempre importante detectar o problema para evitar que continuem se desenvolvendo. Para isso é preciso considerar diversos fatores físicos que podem também indicar outras condições que também poderiam ajudar na detecção dos cistos nos ovários. 

Quais são os sintomas dos cistos nos ovários? 

  1. Alterações na micção 

Alterações nos hábitos de micção são um sinal claro para detectar diversos problemas de saúde. Caso você se sinta mais vontade de urinar e também não consegue controlar a urina, é importante ter atenção, pois podem ser cistos no ovário. 

Os sintomas, assim como a ardência ao urinar, indicam que os músculos do assoalho pélvico estão fracos ou infectados. Persistindo por mais de dois dias, é essencial consultar um médico para receber um diagnóstico mais adequado. 

  1. Sangramentos fora do comum 

O sintoma mais evidente de problemas hormonais são sangramentos que ocorrem fora do período menstrual. Mesmo que seja completamente comum que as mulheres enfrentem isso por uma ou outra vez, quando esse sangramento se torna frequente, pode ser o momento ideal para uma visita ao ginecologista. 

  1. Dores durante a relação sexual 

As infecções vaginais e a inflamação são a principal razão pela qual se sente dor durante as relações sexuais. Porém, caso essas dores se tornem frequentes, o que pode até mesmo atrapalhar a vida sexual, é essencial fazer uma visita a um especialista para analisar outras possibilidades. 


  1. Vômitos e náuseas 

Os vômitos e náuseas não são sintomas que indicam apenas uma gravidez. Por conta do desequilíbrio hormonal causado pelos cistos nos ovários, algumas mulheres podem sofrer com o problema em sua rotina. 

  1. Inflamação abdominal 

Esse é o sintoma que as mulheres mais ignoram, pois é algo que ocorre por diversos fatores. A inflamação na região abdominal costuma incomodar bastante e em algumas situações pode acabar vindo com dores.  

Quando esse se torna um problema recorrente e nada é capaz de resolvê-lo, é preciso consultar um médico, pois é um grande indicativo de cistos nos ovários. 

  1. Dores na parte inferior das costas 

A sensação de tensão ou de dores na região lombar nem sempre são causadas por um problema muscular. A causa pode exigir uma análise mais detalhada do problema, podendo indicar uma infecção renal ou algum transtorno do sistema reprodutor. 

  1. Perda ou ganho de peso repentina 

Perder peso de uma hora para outra é algo bom para algumas mulheres que sofrem com o excesso de peso, porém caso você não esteja realizando nada para conseguir essa perda de peso é melhor procurar um médico, pois pode estar acontecendo algo de errado com seu organismo. 

Assim também como ganhar uma quantidade significativa de peso, mesmo que se tenha uma dieta balanceada e hábitos saudáveis. Perder o apetite ou ter uma grande ansiedade pela comida são também sinais que merecem atenção, principalmente por estarem diretamente relacionados aos sintomas da doença. 

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!